quinta-feira, 17 de abril de 2008

MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS: Um Delírio em Dois Atos


MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS: Um Delírio em Dois Atos



Hibridação, Arte Total, Work in Progress... Vários dos conceitos ligados à arte contemporânea podem ser aplicados à MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS, projeto inicialmente desenvolvido pela banda de rock alternativo MECHANICS e pelo inclassificável artista, designer e quadrinista (não necessariamente nesta ordem) Fabio Zimbres. Experiência empírica de um Mestrado em Comunicação onde se problematizavam as relações e fronteiras existentes entre Histórias em Quadrinhos e Música Pop, MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS se concretizou em um livro e um disco. Ou melhor, um disco-livro, composto pelo gigantesco romance gráfico desenvolvido pro Fabio Zimbres a partir das impressões causadas pela música dos MECHANICS – que por sua vez registrariam definitivamente seu álbum sob a influência da HQ de Zimbres.

Figura de primeira grandeza do quadrinho nacional, Fabio Zimbres (http://www.fzimbres.com.br/portfolio/portfolio.htm) foi, entre outras coisas, o principal responsável pelas mais antológica e influente revista de quadrinhos adultos jamais publicada no Brasil, a ANIMAL. Colaborou com a seminal Chiclete com Banana, de Angeli; assinou, por dois anos, a inusitada tira Vida Boa, na Folha de São Paulo; criou sua própria editora, que atende pelo singelo nome de Edições tonto. Com MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS, o multifacetado Zimbres realizou lançamentos em Portugal, Argentina e Uruguai, bem como São Paulo e outras capitais brasileiras.

Surgida em 1994, a banda MECHANICS encontra-se na raiz daquilo que é hoje (re)conhecido como GROCK – o Rock Goiano. Único grupo a participar das 13 edições do Goiânia Noise Festival e primeiro título da prestigiada gravadora Monstro Discos, já realizou mais de 200 shows Brasil afora. A proposta de extrapolar os estreitos limites do rock e estabelecer diálogo com as mais diversas linguagens artísticas sempre esteve presente no trabalho do MECHANICS. Agora, com MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS, essa idéia-projeto-conceito é levada ao extremo. Abril Pro Rock (PE), Porão do Rock (DF) e o próprio 13º Goiânia Noise foram apenas alguns dos palcos onde o MECHANICS já apresentou seu novo trabalho.

MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS, todavia, não se encerra no supracitado disco-livro. Há, em andamento, o projeto de um filme em animação dele derivado. Videoclipes têm sido realizados a partir da obra – como o do videomaker catarinense Gurcius Gewdner. Por esta via, MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS: Um Delírio em Dois Atos nada mais é que uma nova etapa neste contínuo processo de experimentação.

O ATO I ocorrerá ao dia 18 de abril, 22h, no Centro Cultural Goiânia Ouro. Ali, pela primeira vez, a banda apresentará na íntegra o álbum MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS. A usual abordagem de show de rock dará lugar a um espetáculo onde aspectos conceituais e estéticos serão explorados, integrando projeções e, principalmente, as bombásticas performances do Grupo EmpreZa – o mais impactante combo artístico de Goiânia. Ingressos a R$ 15,00.

A partir das 20h da noite seguinte, 19 de abril, a Galeria de Arte Frei Confaloni será convertida em palco do ATO II. Ali serão expostos, além dos originais do livro MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS, 16 novos painéis (plotados em grandes policromias de 100 x 100 cm) especialmente desenvolvidos por Fabio Zimbres para a exposição. Vídeos e performances especiais completam a vernissage desta mostra que fica aberta até o dia 17 de maio. Fabio Zimbres é presença confirmada nos dois atos.

Uma obra orgânica, em contínuo desenvolvimento através do diálogo e interferência de outras linguagens e artistas. Esta é a matéria-prima de MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS. UM DELÍRIO EM DOIS ATOS, sua mutação de agora.

Nenhum comentário: