quinta-feira, 26 de junho de 2014

Gil 72 anos!






"Por ser aqui do sertão, aqui do cerrado, 

aqui do interior,
do mato..." 


e por eu estar
"REfazendo tudo"...


Quero parabenizar o
mestre 
Gilberto Gil pelos seus 72 anos!

Seus parabéns:
poeta, filósofo e MÚSICO!




Penso sempre nessa frase dele no
"Phono 73":


"Há várias formas de fazer música brasileira.
Eu prefiro TODAS!"
 

Essa concepção permeia meu trabalho (como Diego
de Moraes, O Mascate
, minha parceria com
 Kleuber Garcez no 
de Ser
 e até minha dupla Waldi
& Redson
)!




Um dos meus discos favoritos é o
"REFAZENDA" de 1975. No contexto de volta do exílio, esse LP
simboliza um RE-encontro de Gil com o Brasil.
 

Nessa semana, em que estou preparando o show
"Arraiá do Dieguito", tenho lembrado muito desse REencontro e da
importância que esse disco teve para a REvalorização da SANFONA. Na época
sanfona estava rimando com CAFONA. Mas Gil a resignificou, trazendo-a pro cerne
de um disco moderno e a deixando BRINCALHONA
 

("Essa é pra tocar no rádio"!  )

Dominguinhos+ deve muito
da sua carreira ao "Refazenda". Aí que tem as belíssimas parcerias
dos dois "Lamento Sertanejo" e "Tenho Sede".
 

Também tenho ouvido o cd "São João Vivo"
em que ele faz uma grande homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga!
 



Penso em fazer uma versão de "Refazenda"
pro disco que estou escrevendo ("Re-Renascença D.C."), pois tem muito
a ver com os "RE's" de Gil ("e sou como rês desgarrada"...").


A primeira música que escrevi ao voltar pra vida se
chama "AQUI", parceria com o Kleuber - e é uma filha da filosofia de
Gil
 

("o melhor lugar do mundo é aqui... e
agora")!

Nenhum comentário: