domingo, 19 de outubro de 2014

Meu lado "(Vinícius) de Moraes"...





Salve VINÍCIUS DE MORAES!

Hoje o grande "poetinha" da bossa, dos afrosambas, da paixão

faria 101 anos!



Meu nome é Diego DE MORAES Campos.

Ou seja, meu ego é dividido (por isso sou um "Di-ego")

Um lado "de Moraes" e um lado "Campos"...



O "de Moraes" é o meu lado Vinícius,

é o meu coração apaixonado, é o lado esquerdo do meu cérebro,

é a minha porção dionisíaca, é o meu "acidente" em Áries,

é o meu lado "branco mais preto do Brasil" (como ele se definia)!



O "Campos" é o lado "irmãos Campos", poesia concreta, razão,

virginiano, lado direito do cérebro, apolíneo.



A síntese da minha fase "D.C." é a busca do equilíbrio entre o apolíneo e o dionisíaco (entre o "de Moraes" e o "Campos").

Mas é lógico que eu (nem ninguém...)  não sou um esquema fechado,

até porque o "de Moraes" herdei da minha mãe, que é o lado racional da casa, pé na chão, mesmo sendo também muito emocional...

e o "Campos" do meu pai que tinha uma essência de poeta apaixonado, dionisíaco, afrodescendente...



Nada é simples, como mostra o poema "Dialética" de Vinícius:



"É claro que a vida é boa

E a alegria, a única indizível emoção

É claro que te acho linda

Em ti bendigo o amor das coisas simples

É claro que te amo

E tenho tudo para ser feliz



Mas acontece que eu sou triste..."





Postei lá no youtube essa versão do meu mestre Jards Macalé para essa pérola, afrossamba do Vinícius com Baden Powell...

com a qual me identifico de corpo e alma:



"Se não tivesse o amor...

(essa dor, o sofrer, o chorar...)

Melhor era tudo se acabar!"


Nenhum comentário: