quinta-feira, 5 de março de 2015

Milionário e José Rico - De longe também se ama







"De longe também se ama"...



Ontem na Ueg UnU-Uruaçu​ na minha aula de "Brasil Contemporâneo (3)"

relacionei o filmaço "Na Estrada da Vida" do Nelson Pereira dos  Santos (um dos expoentes do Cinema Novo, que buscava "descobrir os BrasiS", autor da obra prima "Vidas Secas", baseado em Graciliano Ramos, e o primeiro cineasta brasileiro a entrar pra Academia Brasileira de Letras - na cadeira de Castro Alves!), 

com a questão da busca da construção de uma "identidade nacional" 

(tema marcante desde a "Proclamação da República").

Vendo o filme me emocionei com a grandeza do artista José Rico, em sua postura, seu visual e em sua "garganta de ouro". 

Como defende o Waldi & Redson​: "o Chuck Berry brasileiro".

Tive a possibilidade de assistir a um show deles em Senador Canedo. 

Um show man, expressão de uma consciência trágica da vida em várias canções, documentando os "MAS" da existência, 

como a pérola "Sonho de um caminhoneiro" 

("MAS o destino cruel e traiçoeiro"...)

e no hino "Estrada da Vida" 

("MAS o tempo cercou minha estrada

E o cansaço me dominou

Minhas vistas se escureceram

E o final da corrida chegou"...)



Acho lindo esse vídeo de "De Longe também se ama" que, como comentei com os alunos, é uma música que representa muitos brasileiros longe dos seus amores, por circunstâncias da "estrada da vida", nesse país continental, esse "mosaico" (como diz o mestre Sodré).



"De longe também se ama" é uma canção que venho cantarolando comigo mesmo há alguns meses e que cantarolo aqui agora num quarto de hotel em Palmas, lembrando da beleza que foi a primeira vez que vim aqui em um ônibus psicodélico.



Essa canção é uma poesia, sim, assim como os versos de Homero que eram, na Grécia Antiga, cantados pelo povo grego e transmitidos de geração em geração.



"De longe também se ama"...



"Quem tem seu amor distante

Que gosto que pode ter

Quanto mais o tempo passa

Mais tem vontade de ver

Eu moro aqui tÃo longe

Longe do meu bem querer

A saudade me maltrata

A distância faz sofrer".





Nenhum comentário: